A revista americana Variety incluiu o longa-metragem brasileiro “Ainda Estou Aqui” a indicações para o Oscar 2025 em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres.
A indicação de Ainda Estou Aqui para Melhor Filme Internacional não é uma surpresa. O filme também foi nomeado na mesma categoria do Globo de Ouro (Melhor Filme de Língua Não Inglesa), mas acabou perdendo para Emilia Pérez.
A Variety, por sua vez, também aponta o trabalho de Walter Salles como um forte candidato à principal categoria: Melhor Filme. A publicação coloca o filme em sexto lugar, atrás de Emilia Pérez, e ao lado de outras produções como Anora, The Brutalist, Conclave, A Substância e Wicked, entre outras.
Segundo o crítico e editor Clayton Davis:
“A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro trouxe atenção significativa ao filme, que também é uma garantia para um longa-metragem internacional. Esse momento pode se traduzir em uma surpreendente indicação para melhor filme (e talvez roteiro adaptado)”
Diferente das expectativas otimistas para algumas indicações, o editor não acredita que o filme conquistará vitórias em nenhuma dessas categorias. De acordo com sua análise, “Conclave” será o vencedor do principal prêmio da noite, enquanto Demi Moore, por sua performance em “A Substância”, se destacará na categoria de atriz. Além disso, “Emilia Pérez” deve garantir a estatueta de “Melhor Filme Internacional”.
Recentemente, “Ainda Estou Aqui” foi venceu como melhor filme internacional no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs.